"A psicoeducação é recomendada para todos os pacientes com transtorno bipolar e seus familiares para prevenir recaídas, particularmente no início da doença"

(Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) and International Society for Bipolar Disorders guidelines for the management of patients with bipolar disorder)

Por que psicoeducação?

Embora existam diversos medicamentos comprovadamente eficazes para o TB em pesquisas controladas, seus resultados nem sempre se refletem na vida real dos pacientes.

Até 50% dos indivíduos com transtorno bipolar I não se recuperam de episódios maníacos graves dentro de um ano e apenas cerca de 25% retornam ao nível anterior de funcionamento.

As pesquisas sugerem que esta lacuna eficácia-efetividade é o resultado, por um lado, da baixa adesão ao tratamento (50% dos pacientes), por outro, uma consequência de fatores psicológicos e sociais adversos.

A pouca efetividade do tratamento na vida real tem consequências importantes, tanto para pacientes quanto para familiares:

  • Estabilização precária do humor. 
  • Sofrimento emocional e rupturas nos laços conjugais e familiares. 
  • Maior frequência crises e hospitalização. Prejuízos financeiros decorrente de crises e perda de produtividade no trabalho. 
  • Agravamento definitivo da doença devido à neuroprogressividade*  do transtorno bipolar (TB).

A psicoeducação funciona?

Inúmeras pesquisas comprovam que a psicoeducação familiar chega a dobrar a efetividade do tratamento médico convencional.

Uma pesquisa recente (2022)*, envolvendo 11 centros de tratamento na Itália, mostrou que - comparado com os pacientes que receberam apenas o tratamento psiquiátrico convencional - o grupo que, além do tratamento convencional, também participou de um programa de psicoeducação familiar apresentou:

  • Melhor estabilização dos sintomas Redução na frequência crises (28,3% vs. 44,4%) 
  • Menos internações ( 16,7% vs. 30,2%) 
  • Menos tentativas de suicídio (0% vs. 9,5%) 
  • Melhoria de indicadores subjetivos e objetivos (doenças, financeiros, etc..) de qualidade de vida dos pacientes e familiares 
  • Resultados duradouros (5 anos)*

* Medium and long-term efficacy of psychoeducational family intervention for bipolar I disorder: Results from a real-world, multicentric study. Bipolar Disord. 2022 Sep;24(6):647-657.

Quem recomenda a psicoeducação?

A maioria dos Guidelines Internacionais para o tratamento do transtorno bipolar recomenda a psicoeducação.

Particularmente, um dos mais recentes e bem elaborados guidelines para o tratamento do transtorno bipolar - elaborado pelas conceituadas instituições Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) e pela International Society for Bipolar Disorders (ISBD) - recomenda enfaticamente que a psicoeducação seja uma intervenção oferecida para todos os pacientes com transtorno bipolar e seus familiares.

Este guideline recomenda especificamente 2 programas de psicoeducação que, além de serem amplamente validados por evidências científicas, publicaram manuais de aplicação, o que possibilita outras instituições e profissionais replicarem a sua metodologia de sucesso: o Barcelona BD Program (Universidade de Barcelona) e Life Goals Program (Mark S. Bauer e Linda McBride). 

METODOLOGIA

No nosso Programa de Psicoeducação Familiar adotamos a mesma estrutura de módulos, conteúdos e duração do Barcelona BD Program, que é um programa moderno, bem organizado e amplamente validado por pesquisas científicas.

Além disso, adaptamos o programa para o formato online, o que tem a vantagem de possibilitar que os participantes revejam as aulas para assimilar melhor os conteúdos e estratégias.

O que você vai aprender?

Garantia de 7 dias

Queremos que você se sinta totalmente confiante ao se inscrever no Programa de Psicoeducação Familiar para o Transtorno Bipolar.

Sabemos que a principal garantia que oferecemos são as robustas evidências científicas que comprovam a eficácia da psicoeducação. Estudos sólidos demonstram que a psicoeducação melhora a adesão ao tratamento, reduz as taxas de recaída e hospitalização, melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares. Isso sim, é garantia.

Mas, além dessa base científica sólida, queremos que você experimente nosso curso sem qualquer risco. Se por qualquer motivo você não estiver satisfeito, basta pedir o cancelamento da inscrição na plataforma ou nos enviar um e-mail dentro de 7 dias após a inscrição, que o valor nem será cobrado em seu cartão.